8 de julho de 2010

Chocolate Retrô... "Chocolate Surpresa"

Chocolate Retrô é nome que usarei quando falarmos de chocolates “antigos”, aqueles da década de 80, e que hoje não são mais comercializados, porém tornaram-se uma referência da infância na época.
O Chocolate Surpresa foi uma linha de chocolates produzida pela Nestlé, lançada originalmente na França e posteriormente no Brasil, mais precisamente no ano de 1983. Destacava-se pelo fato de trazer sempre um cromo colorido, geralmente com temas da natureza, contendo uma ficha com detalhes de diversos animais, como o nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades. Para adquirir o álbum para colar os cromos, bastava enviar uma carta à Nestlé com um certo número de embalagens vazias. Assim, a Nestlé manteve o produto por mais de 15 anos no mercado brasileiro.
Cada chocolate vinha no tradicional formato retangular, trazendo ainda um animal em alto relevo na barra. Por vezes esse alto relevo causava a ilusão de que alguns animais, como o hipopótamo, poderiam trazer mais chocolate, apesar da gramatura do produto ser a mesma para todos os casos. Contudo, por vezes o produto era adquirido por crianças e adolescentes que estariam mais interessados nas figurinhas do que no chocolate propriamente dito. Todos os álbuns eram compostos de trinta cromos, com exceção do primeiro, que teve apenas vinte.
Conheça os álbuns e seu ano de circulação:

1983 Animais de todo o mundo
1984 Animais do Pantanal
1985 Maravilhas do mar
1986 Animais da Amazônia
1987 A fantástica Mata Atlântica
1988 Litoral e ilhas oceânicas
1989 Campos e cerrados
1991 Sertões
1992 Cães de raça
1993 Dinossauros
1995 Viagem surpresa ao fundo do mar
1998 Viagem espacial
1999 Shows da Natureza
2000 Guia dos curiosos

Quem se lembra desse chocolate? Os cards eram graciosos e o chocolate... delicioso!
(Fonte: Wikipédia - Foto: http://www.motoca.net/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por registrar sua visita!