11 de maio de 2010

Mês das Noivas Com Buquê de Chocolate

Maio é conhecido como o Mês das Noivas. Essa é uma tradição que veio do Hemisfério Norte e tudo indica que a denominação tem influência da Igreja Católica, que definiu o mês como sendo o mais propício para cerimônias religiosas por causa da consagração de Maria e da comemoração do Dia das Mães. Tornou-se um costume entre os casais marcar a data do casamento nessa época do ano. Acreditava-se que o período traria sorte e felicidade.
Apesar das tradições, hoje em dia o casal considera mais as questões financeiras, por isso o mês de dezembro se tornou o mais procurado. Neste período os trabalhadores recebem os abonos extras de final de ano. O 13º salário ajuda quem está gastando muito com vestimentas, decoração e festas. A época também é muito propícia para a viagem de lua-de-mel, pois coincide com o período de férias.
Setembro também desbancou o mês de maio em quantidade de casamentos realizados, de acordo com dados do IBGE. Provavelmente, por causa da chegada da primavera e do romantismo da estação das flores e do clima agradável, com possibilidades escassas de chuva.
O mês de agosto, em contrapartida, é o menos cogitado pelos noivos. A cada 100 cerimônias, apenas quatro são realizadas neste mês. E isso vem desde a Idade Média, quando este era o “mês dos solteiros”. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte se casar em agosto. E para completar, é inverno, estação que menos atrai os noivos.
Os primeiros buquês de noivas incluíam, além das flores, também ervas e temperos e cada um tinha um significado: espantar maus espíritos, fidelidade; pureza; amor; entre outros. E hoje deixo essa sugestão, linda e saborosa, com flores de chocolate e rosas colombianas, uma criação de Flávia Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por registrar sua visita!