20 de maio de 2010

Chocolate Sem Glútem

Ao comprar um produto alimentício, você já se deparou com a frase “Contem glúten” ou “Não contém glúten”? Isto se deve à lei 10.674 de 16 de maio de 2003, que determinou que todos os alimentos e bebidas industrializados do Brasil devem conter um destes avisos no rótulo.
Graças a esta lei, milhares de brasileiros podem conviver melhor com a doença celíaca, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten (principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte).
Se você é celíaco e louco por chocolates, certamente deve ter dificuldades em satisfazer seus desejos devido ao malte presente na maioria deles, mas não se preocupe, pois existe chocolate sem glútem sim! Temos o Toblerone! Inventado em 1908 pelos suíços Theodor Tobler e Emil Baumann, em Berna, este delicioso chocolate de amêndoas e mel, atualmente é produzido pela Kraft Foods Inc, maior empresa de alimentos dos Estados Unidos e segunda maior do mundo. Toblerone como marca mundial está presente em 122 países. O Chocolate Toblerone original é constitido por Chocolate de Leite, amêndoas da Califórnia, e mel. A sua original forma triangular foi inspirada pelo monte Matterhorn.
Mas temos também outras opções: Chocolate em pó solúvel Nestlé, Chocolate Choco Soy, da Olvebra (barras de chocolate sem glúten e sem lactose); Chocolates de Alfarroba (Curitiba) - chocolates sem cacau, sem glúten, sem lactose , sem cafeína, sem açúcar. acúçar; Kinder em barrinhas e Kinder Ovo; Kopenhagen - uma boa parte dos produtos "Não contém Glúten" , mas é preciso sempre ler os rótulos; e Montevergine : bombons.
Mas lembrem-se sempre de conferirem os rótulos.
Para saber mais sobre essa doença, acesse http://www.acelbra.org.br/

Um comentário:

  1. acho este blogue super útil, pois após quase 2 anos sem poder comer chocolates que eu gostava, graças a este blogue descobri que afinal posso comer o meu adorado toblerone tal como ovos kinder,e chocolate kinder

    ResponderExcluir

Obrigada por registrar sua visita!